Munhoz Holismo Quântico

Manipura, o grande Raja

Manipura (मणिपूर sânscrito para Cidade das mil joias) é o terceiro Chakra e cujos outros nomes são: esplênico, gástrico, plexo solar, fogo, e muitos outros. Sua localização é no plexo solar, no final do osso esterno onde se inicia o estômago (boca do estômago). Possui 10 “pétalas”, manifesta no corpo físico através do pâncreas. Sua raiz se encontra no meio do caminho da coluna vertebral.

Ele é responsável pelo nosso sistema gástrico e por todo nosso sistema nervoso simpático (cérebro, nervos e neurônios). Dizemos que ele é a morada do Rajá, justamente pelo fato de esta no controle do nosso cérebro físico e com isto é nele que se manifesta o ego humano. O nome do Chakra em sânscrito já faz uma grande alusão com relação ao que se espera dele, poder.

Quando equilibrado e harmonizado temos clareza mental, uso da logica e razão, coerência de pensamentos, digestão tranquila, evacuação regular e sem prisão de ventre. É interessante notar que ao exigirmos muito de nossa capacidade mental ou se mantemos uma obsessão por determinados assuntos ou pessoas o sistema gástrico é imediatamente afetado, gerando ulceras e gastrite sem falar de das prisões de ventre e diarreia.

As energias do Manipura estão intimamente ligadas ao conhecimento, sua aquisição e manutenção. Lembramos imediatamente o provebio que diz que conhecimento é PODER, e justamente por isso tudo que tem haver com poder (mundano e transitório) acaba sendo processado nele. Em seu desequilíbrio queremos dominar (ou ate ser dominado), impondo nossos tão adorados conceitos e ideias (ou receber indiscriminadamente se refletir sobre). No nosso momento planetário atual, este Chakra é o que esta em maior evidencia.

O período de maior atuação do Chakra gástrico é entre os 21 anos e os 28.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *