Munhoz Holismo Quântico

Você é Tamas, Rajas ou Sattwas?

Não, não é um novo tipo time ou banda musica. Na cultura budista e hindu existe algo chamado de três gunas, bom esta palavra não tem uma tradução literal em português podemos dizer que são tendências do ser. Sri Krishna define cada uma das três gunas como ação do ser humano: o não agir (tamas), o falso agir (rajas) e o reto agir (sattwas).  

 Uma pessoa Tamas é letárgico, inerte, preguiçosa, facilmente iludida por falsas luzes de sabedoria. Tende a ser fanática em ponto de vista a crença devida sua dificuldade em tentar aprender mais sobre algo, não gosta de sair da sua zona de conforto física ou mental. Uma pessoa tamásica gosta de comidas pesadas ou/e em excesso.

 Já quem é Rajas possui a força que cria desejos para adquirir coisas novas e temores de perder aquilo que já se tem. Para o rajico realizar seus desejos ele esta sempre em movimento, não para de pensar e age por vezes impulsivamente. Por vezes tende a fascinar outros com seu pequeno saber e torna-los seus discípulos, conduzindo-os por caminhos tortuosos. Busca o poder e o prestigio, tornando consumista, vaidoso e com sede de poder. A alimentação é sempre bem condimentada, às vezes bem picante.

 O Sattwas é a pessoa altruísta, calma, serena, ligado às coisas espirituais, possui o pensamento positivo e é lucida. Não é enganado pelo pequeno saber, mas entende que aqueles que são ainda não estão prontos para uma verdade maior e libertadora. Tende a se importar menos consigo e mais com os outros, assim tem dificuldades de cobrar algo. Sua alimentação tende a ser insossa.

   Em nossa senda evolutiva já fomos puramente Tamas, hoje a humanidade esta em sua maioria em Rajas. À medida que buscamos o a luz do Saber migramos lentamente para Sattwas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *