Munhoz Holismo Quântico

Ying Yang, o principio da complementude

Dentro dos principios do Tao é a filosofia da complementude dos opostos conhecido como ying yang. No ocidente este principio ficou deturpado com o conceito errado de que todo bem tem um pouco de mal e todo mal tem um pouco de bem.

O símbolo tem em sua representação varios conceitos sobre a representação do universo e do Divino. As cores trocadas representam os opostos complementares, os pequenos discos coloridos dentro da cor oposta trazem os ensinamentos de Hermes Trimegito de que os extremos se tocam. O disco onde contem o desenho simboliza o Todo, a Existência, que é una e esta para alem de qualquer polaridade. 
O Ying e o Yang significam o principio passivo e o principio ativo do universo, ou o negativo e o positivo, ou o Feminino e o Masculino.  Estas duas últimas atribuições do Ying Yang tem gerado muita confusão,  ao dizer simplesmente que o Ying é o feminino e portanto ligado a mulher perdeu-se o seu sentido pleno. Isto ocorreu devido ao um erro de interpretação devido a tradução do Tao Te Ching para outros idiomas.

 O Ying como dito anteriormente é o principio  passivo, que aguarda, nutre e gesta. É negativo não por ser ruim, mas porque representa a inércia, o eterno vir a ser. O principio Yang é o ativo, o que aje, o que busca, a fecundidade. Se diz positivo por ser movimento. Observe que uma leitura desatenta destas duas características leva ao engano, uma tendência a atribuir puramente Ying a mulher e Yang ao homem o que é um distorção. Todos nós temos Ying e a Yang, o que acontece é devido a nosso temperamento manifestamos um deles com maior intensidade que o outro.  
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *